sexta-feira, março 16, 2007

Das trevas para a luz

Paz do Senhor

Dias atrás aconteceu um fato interessante. Um irmão em Cristo que já fazia algum tempo que não tinha contato apareceu no meu MSN. Ele é conhecido em algumas comunidades de debate cristão no ORKUT e em algumas delas é persona non grata, devido ao seu ímpeto em defender sua fé cristã.
Já tínhamos debatido algumas vezes sobre formas de evangelização e até mesmo chegou a sair algumas faíscas destes debates. Porém, desta vez foi diferente, para a Glória do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Conversávamos sobre algumas questões quando entramos no assunto evangelização, sobre ganhar pessoas para Cristo, e sobre algumas estratégias para anunciar Jesus para as pessoas que buscam a Cristo, mas tem sido enganadas por algumas doutrinas que se fazem cristãs, mas que não são.
Falamos então sobre anunciar o amor de Cristo, e não ficar delatando os erros e acusando as pessoas de falsos cristãos, já condenando-as ao inferno antes mesmo que Jesus fizesse este juízo.
Cristo sempre foi severo com os fariseus e escribas, que eram os que ditavam a doutrina da época, mas sempre foi manso e humilde para com o povo, a grande massa que buscava com a mesma sinceridade que se busca hoje a Cristo, porém através de doutrinas que não atingem o alvo, que é o próprio Jesus.

As pessoas não precisam serem acusadas pelos seus erros e seus pecados. O importante é que vejam como Jesus vê, que pensem como Jesus pensa. O que podemos oferecer de melhor em nossa evangelização é a vida em Cristo, uma nova vida em abundância.
Se a pessoa está perdida, nas trevas, e mostramos para ela que há trevas em todo o redor dela, isto de nada vale. Ela continuará a estar rodeada de trevas.
Mas, se anunciamos a luz e mostramos para ela onde está a luz, ainda que submersa nas trevas, terá uma direção a seguir. E, com certeza, bastará um passo na direção correta para que esta luz comece a resplandescer e servir como guia para o caminho que temos que trilhar em nossa vida.

Portanto, sempre que for anunciar a Cristo, seja pessoalmente, por telefone, carta, e-mail, MSN, ORKUT, sinal de fumaça, outdoor ou qualquer outro meio, lembre-se de que quem está nas trevas necessita apenas de saber para onde fica a luz, que é Jesus. A partir daí, ela poderá ver e distinguir o que são trevas e o que é luz.

Deus nos abençoe

quinta-feira, março 08, 2007

Alegria no sofrimento

* Este é um artigo escrito pelo meu irmão em Cristo Francisco Chagas, Cecê para os íntimos.

"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nEle, como também padecer por Ele." Filipenses 1:29.

Sacrifícios por amor a Cristo são grandes dádivas concedidas, é o que diz o texto. Enquanto outros dizem "pare de sofrer", nós dizemos: “muito obrigado por isto meu Deus. Me ensina a entender o Teu querer mais e mais. Guia-me de acordo com a Tua vontade; me faça compreender esses momentos difíceis que tenho passado.” Penso que são vínculos preciosos de comunicação. Enquanto outros pedem para nos livrar do sofrimento, entendemos que Tu nos livra no sofrimento. É a mais pura certeza da visitação do Santo Espírito em nossas vidas. Ensina-me apenas a descansar em Ti. Amém.

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Romanos 12:12). São exatamente os momentos de lágrimas que Deus usa para falar conosco. Nenhuma lágrima cai em vão, estão todas no odre (Salmos 56:8).

Queridos irmãos, tenho a impressão que Deus espera que encontremos um lugar chamado Getsêmani, o nosso, para então termos a certeza do que nos espera. Ali dar-se-á o desfecho. Penso que todos nós teremos um dia como aquele. Esse lugar para mim é o ponto de partida, partida para uma nova estada da vida impulsionada pela alegria e esperança de um Cristo glorioso e triunfante. Bem sei que as coisas do presente nem se compara com as que nos esperam. "Alegrai-vos, antes por estar o vosso nome escrito nos céus" (Lucas 10:20).

Uma das coisas que espero ainda é ser surpreendido por Deus. Ele surpreendeu Abraão, com sua idade avançada, e cumpriu sua promessa. Também espero que um dia Ele diga: "Erga-te! Levanta-te. Toma o teu leito e anda. Vai, a tua fé salvou. O que queres que te faças?" Ele sabe exatamente do que preciso, "Por que perscruta até as extremidades da terra, vê tudo o que há debaixo dos céus" (Jó 28:24).

Que a mão do Senhor invisível, mas real, presente e verdadeira, repouse sobre nós!

Veja este artigo no site IRMAOS.COM

Antes de amarrar satanás

Por: Elben M. Lenz César*

Antes de amarrar Satanás, amarre os seus pés. São eles que o levam para o conselho dos ímpios, para o caminho dos pecadores e para a roda dos escar-necedores (Sl 1.1). Retire o seu pé do mal, da casa da mulher adúltera, do caminho largo, do altar de ídolos, da multidão dos que não servem a Deus (Pv 4.26-27).

Antes de amarrar Satanás, amarre os seus joelhos, para eles não se dobrarem diante do tentador (Lc 4.7), diante de Baal (1 Rs 19.18) e diante das riquezas (Mt 6.24).

Antes de amarrar Satanás, amarre as suas mãos. Se elas o fazem tropeçar, corte-as. Pois "é melhor entrar na vida eterna sem mão ou sem pé do que ficar com eles e ser jogado no fogo eterno" (Mt 18.8, BLH). As mãos precisam ser santas (1 Tm 2.8) e precisam estar agarradas ao arado, "pois quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus" (Lc 9.62).

Antes de amarrar Satanás, amarre o seu coração. Ele não pode amar outro cônjuge além do seu, outro deus além de Deus. Ele não pode amar o mundo nem o que há no mundo (1 Jo 2.15).

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua língua. Ela é um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Ela contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de uma vida (Tg 3.1-12).

Antes de amarrar Satanás, amarre os seus ouvidos. Ele não podem ouvir blasfêmias, irreverências, mentiras nem pornochanchadas.

Antes de amarrar Satanás, amarre os seus olhos. Se os seus olhos forem maus, o seu corpo todo ficará na escuridão. Olhos altivos, olhos de cobiça, olhos cheios de adultério, olhos que nunca olham para cima - precisam ser amarrados dia após dia.

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua mente. Ela precisa ficar cativa a Cristo. Você não tem o direito de pensar a seu gosto. Você só pode pensar naquilo que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e de boa fama.

Antes de amarrar Satanás, amarre seu gênio. Se você não suporta um revés, uma ofensa, uma crítica, uma dor - você é incapaz de viver neste mundo. Você não pode pedir fogo do céu para consumir os que não batem palmas para você.

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua vaidade pessoal. A soberba é um pecado latente que precisa ser dominado. É um pecado perigoso. A desgraça está um passo depois do orgulho e logo depois da vaidade vem a queda. O problema é grave demais.

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua incredulidade. Ela é um entrave enorme e uma ofensa contra Deus, pois sem fé é impossível agradá-lo. Você não pode raciocinar corretamente se não incluir os recursos da fé na revelação e nas promessas de Deus.

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua preguiça. A preguiça faz cair em profundo sono e inventa mil desculpas para você não se mover. Cuidado com a preguiça mental que não o deixa ler e estudar a Palavra de Deus. Cuidado com a fé sem obras.

Antes de amarrar Satanás, amarre a sua timidez. O exército de Deus não recruta soldados tímidos. Eles não estão aptos para a guerra e ainda contaminam os outros guerreiros. Ouça a pergunta de Jesus: "Por que você está com tanto medo, homem de pequena fé?".

Antes de amarrar Satanás, amarre o seu "eu". Você não governa mais a sua vida. Você foi crucificado com Cristo. Assim já não é você quem vive, mas Cristo vive em você. Você não tem direitos. Convém que Jesus cresça e que você diminua.

Antes de amarrar Satanás, amarre o pecado que habita em você. Deixe à míngua o apetite da pecaminosidade latente. Castigue o seu corpo e faça dele o seu escravo. Ofereça-o em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Depois de tudo amarrado, sinta-se à vontade para amarrar Satanás, no sentido de resistir às suas artimanhas e às suas investidas periódicas. Faça isso com a autoridade de quem já se amarrou primeiro. Sempre em nome de Jesus!

* Elben M. Lenz César é diretor-fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato, é autor de, entre outros, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil, Práticas Devocionais e Olhe para o Alto. Ex-presidente da Associação de Missões do Terceiro Mundo e fundador do Centro Evangélico de Missões, do qual é presidente de honra, é também jornalista e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa.

Finalmente, um começo...

Paz do Senhor

Finalmente inicio meu blog. Depois de muita espera, devido ao tempo que tem sido muito escasso, resolvi enfrentar o desafio e começar a postar.
Agora sei que tenho um compromisso e vou ter que "dar meus pulos" e deixar este blog atualizado, se é que eu quero ser visitado. rs.

Para começar, quero postar um artigo interessante sobre amarrar satanás.

Até mais

Deus nos abençoe